domingo, 23 de agosto de 2015

Colesterol HDL


   HDL são três siglas da língua inglesa, que significa High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade, em português. Essas partículas são transportadoras de fosfolipídios, quando estão em circulação na corrente sanguínea captam a parte do colesterol que está em alta quantidade e a transportam até o fígado, onde é transformada em bile.

   Segundo alguns especialista o HDL pode remover o colesterol que está nas placas causadores da arteriosclerose, entardecendo a formação dessas placas. Dizem também que óleos vegetais insaturados regulam as taxas de colesterol, já que aumenta a produção de HDL. Por isso o HDL tem a fama de ser o “colesterol bom”.
 

Colesterol LDL


   LDL são três siglas da língua inglesa, que significa Low Density Lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade, em português. Essas partículas são transportadoras de lipídeos. Uma porcentagem do LDL é metabolizado no fígado, para a fabricação de membranas celulares. Quando absorvido pelo intestino, esse colesterol é guiado até os tecidos sob a forma de LDL.

   O LDL também é conhecido como o “colesterol ruim” já que seu acumulo no sangue afeta a captação desse complexo pela célula, após oxidar ela é se deposita nas paredes artérias causando a aterosclerose.

O que é Caloria?

   A caloria é basicamente a energia química produzida e até mesmo armazenada em nosso organismo. Essa energia é extremamente importante para a realização de tarefas diárias.
   Qualquer alimento possui caloria sem exceções, mas em diferentes quantidades. Alimentos gordurosos possuem mais colorias. Os carboidratos possuem em sua composição calorias mais fáceis de serem metabolizadas e absorvidas, e são ótimas fontes de energia.
   Dificilmente as proteínas são usadas para produção de calorias, pois geralmente elas consomem as colorias e não liberem, daí se dá aquelas dietas de proteínas.
Mas lembre-se todo excedente ingerido, não utilizado, é guardado em forma de gordura.
•Gorduras, com metabolismo de 1 grama libera 9 Calorias.
•Carboidratos e proteínas, com metabolismo de 1 grama libera 4 Calorias.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Como perder peso de forma saudável!


  Atualmente muitas pessoas acham que perder peso de forma saudável é cortar toda gordura e carboidrato de sua alimentação... podendo levar até a cortar qualquer alimento por causa de seu valor energético. Na verdade, esse é o modo mais errado de tentar perder peso, pois ao cortar a comida, seu corpo não recebe nutrientes e nem recebe energia para ser gasta. Consequentemente, sem nada para gastar, seu metabolismo desacelera... fazendo com que seu corpo armazene gordura para a própria sobrevivência. Por fim você acaba armazenando gordura corporal, impossibilitando de queimá-la.
 

   Outro mito que podemos falar aqui é o de contar calorias...nosso corpo não é uma calculadora, na verdade ele não sabe nem o que é caloria (é apenas um número para assustar as pessoas). Um exemplo para isso é que, uma maçã contém 90 kcal, e um brigadeiro também... qual você acha mais saudável? Ou será que os dois são igualmente saudáveis? Não perca seu tempo contado calorias, e sim a quantidade de carboidrato gordo que você ingere... (pães, massas, doces, farinhas etc.) isso sim engorda, pelo fato de liberar insulina no sangue, levando ao armazenamento de gordura ruim. O segredo para perda rápida de gordura é fazer exercícios que desafiem sua respiração e seu condicionamento físico (exercícios de alta intensidade) e tendo uma alimentação saudável... não digo uma alimentação cheia de restrições e porções, mas uma alimentação que seja 80% recomendada e 20% dela você use para comer o que tem vontade, pois nada restrito demais dá certo. Pratique corrida, treinos funcionais, caminhada, e outro esportes que estiverem ao seu alcance.
 
 

   Uma última dica que daremos é: Evite alimentos industrializados, sabemos que hoje em dia é complicado, mas procure consumir alimentos com menos carboidratos, menos sódio e com menos gorduras maléficas a saúde. Mesmo pagando um precinho a mais... vale a pena, saúde em primeiro lugar.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Anvisa






   A Agência Nacional de Vigilância Sanitária mais conhecida como Anvisa, foi criada em 26 de janeiro de 1999, com o objetivo de atuar em setores referentes tanto a serviços quanto a produtos que ameaçam prejudicar a saúde da população do Brasil.

   A Anvisa é responsável por verificar produtos e estabelecimentos ligados a medicamentos e alimentos, julgando sua qualidade e segurança. Essa mesma agência tem como objetivo autorizar o funcionamento de empresas, distribuição e importação dos produtos. Ela exerce controle de aeroportos, fronteiras e portos.

Sabe aquelas propagandas de medicamentos que são transmitidas em televisões, rádios e revistas? Todas elas são responsabilidade da Anvisa.
 
 
 


domingo, 7 de junho de 2015

Como ler rótulos nutricionais




       Para termos certeza que estamos fazendo uma dieta saudável temos que compreender o que cada alimento apresenta, e para isso nada melhor do que ler o rotulo nutricional, e assim balancearmos ainda mais nossa alimentação


 
   Em nossa país, a Anvisa controla os rótulos dos alimentos, tendo que apresentar as seguintes informações nutricionais: valor energético, porção, medida caseira e quantidade por porção de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio do alimento.

Vejamos:

·         Porção: corresponde a quantidade média recomendada para o consumo. Atenção: não se engane, muitas vezes o valor nutricional não corresponde ao alimento inteiro, apenas uma parte.

·         Medida caseira: mostra a forma de medida geralmente utilizada pelo próprio consumidor para calcular a quantidade daquele alimento.

·         %VD: sigla de valor diário.

·         Valor energético: famosas calorias (kcal). Representam a energia que nosso corpo produz com o consumo daquela porção. Necessidade diária: 2.000g

·         Carboidratos: são fontes de energia. O que não utilizamos dela vira gordura. Necessidade diária: 300g

·         Proteínas: auxiliam a construir e conservar tecidos, órgãos e células. Com a dose certa garantem a manutenção da saúde. Necessidade diária: 75g

·         Gorduras totais: são altamente energéticos, ajudam no transporte de vitaminas. Com o excesso dessa substancia provoca o aumento de peso. 55g

·         Gorduras saturadas: o excesso de consumo dessa gordura causa o aumento de doenças cardiovasculares. Necessidade diária: 22g

·         Gorduras trans: não tem função importante. Necessidade diária: 2g

·         Fibra alimentar: essencial para o bom funcionamento do organismo. Necessidade diária: 25g

·         Sódio: regulação hídrica e o desempenho adequado do cérebro. Em excesso retém líquidos e aumenta a pressão arterial. Necessidade diária: 2.400mg
 


quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como conservar os alimentos de forma natural

  
       Como bem sabemos os conservantes alimentícios existem a muito muito tempo com a finalidade de expandir a validade de consumo dos alimentos, afinal de que adianta comprarmos um alimento e não poder contar com ele daqui a uns dias, não é mesmo? Vejamos algumas maneiras de conservar os alimentos de forma natural:

Sal: o homem começou a perceber que os animais que morreram em contato com o sal passaram dias e até mesmo meses sem apodrecer. Sendo assim o sal é perfeito para conservar carnes e peixes; Água com sal é ideal para expandir a validade de azeitonas.

Vinagre: sendo um conservante natural é perfeito para conservar vegetais (repolho, cenoura, pepino, cebola entre outros).

Fermentados: muitos alimentos fermentados além de trazerem mais nutrientes estendem sua conservação, tais como vinho, cerveja, conservas etc...

Especiarias e ervas: além de contribuírem no sabor (por serem temperos) ajudam aos alimentos a durarem mais, como exemplo temos a canela, cravo, mostarda, orégano, pimenta, tomilho, alho, gengibre entre outros.

Frio: da certo com quase todos os alimentos, por os alimentos na geladeira ajudam a expandir drasticamente a validade de consumo dos mesmos.

Secagem: ótimo para frutas, se as secarmos em lugares bem ventilados com a ajuda da sombra vamos garantir uma longa duração.

 

 

segunda-feira, 1 de junho de 2015

O que é Gordura Trans?


       Gordura trans é basicamente a transformação de gordura vegetal em gordura sólida. È encontrada com mais frequência em alimentos industrializados, para dar crocância e consistência aos mesmos. Trazendo como consequência a obesidade, o aumento do LDL (colesterol ruim) e a queda do HDL (colesterol bom), obstrução das artérias sanguíneas, câncer de mama, diabetes, diminuições das defesas, eleva os riscos de AVC, arteriosclerose, infarto entre outros...
 





       Essa gordura por não ser sintetizada pelo organismo, não deveria ser consumida nunca, por esse motivo a Anvisa desde de 2006 obriga todos os fabricantes a mostrar no rótulo a quantidade de gordura trans presente nos alimentos. O Ministério da Saúde determinou que é aceitável consumir até 2g da gordura por dia, o que equivale a quatro biscoitos recheados. Países como Dinamarca e suíça não permite a fabricação de alimentos com essa gordura, e temos que concorda que essa perseguição tem um ótimo motivo.
 
 
 

 

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Alguns motivos para evitar conservantes


        Entenda conosco, os conservantes alimentícios são usados em geral para prevenir e até mesmo retardar o crescimento e desenvolvimento de micróbios e evitar alterações químicas, oque por consequência garante uma longa validade de consumo desses alimentos, se estendendo por meses e até anos. Como uma coisa que parece ser tão boa, é tão prejudicial a nossa saúde?


Vejamos:

    Os conservantes são utilizados naqueles alimentos que não são muito bem falados, tais como enlatados.

   Por que não devemos abusar dos conservantes:

  • Conservantes usados em carnes, causam indigestão.
  • Muitas pessoas possuem alergia, se tornando um produto altamente perigoso.
  • Muitos conservantes são ótimos causadores de câncer.
  • Alimentos com um alto índice de conservantes possuem mais sabor, tendo o risco de você preferir o industrializado ao natural.
  • O consumo excessivo pode causar câncer no intestino.
  • Alto índice de sódio, já que o sal é usado também como conservante.
  • Causam sintomas de déficit de atenção em crianças.

Contudo cuidado quando for ao supermercado!